Ciclo de Colóquios Interdisciplinares


Responsáveis:

                    Clara Zeni Camargo Dornelles
                    Rodrigo Borges de Faveri
                    Daniel Luiz Nedel  

Estagiários:
                 Alana Espinosa Corrêa Nunes

Público Alvo:
Direcionado aos docentes (da educação básica e ensino superior) e futuros docentes e à comunidade leiga em geral.  

Objetivos Específicos:
Identificar temas de interesse da comunidade.
Incentivar o debate como estratégia de construção do conhecimento. 
Criar um espaço de interlocução entre alunos e professores das universidades e escolas da região.
Contribuir para o estabelecimento de projetos interdisciplinares e interinstitucionais, através dos quais se identifique e desenvolva as potencialidades regionais.

Metas:
Fortalecimento a formação inicial e continuada de profissionais da educação, através de uma abordagem interdisciplinar e problematizadora.
Reunião em cada Colóquio de 100 professores atuantes nas escolas da região em diferentes áreas do conhecimento e 30 alunos dos cursos de licenciatura das universidades/faculdades da região de Bagé, além dos docentes universitários envolvidos no Ciclo.
Produção de 12 vídeos sobre temas interdisciplinares e disponibilizá-los à comunidade.
Seleção de um bolsista de 20h, para atuar na divulgação e organização das atividades e produtos gerados no Ciclo. 

Metodologia:
O Ciclo de Colóquios Interdisciplinares é composto de palestras seguidas de debate entre os participantes em cada encontro. Está previsto um encontro mensal durante o período de vigência do projeto, aos sábados, computando, entre palestra e debate, três horas de duração. A palestra será ministrada por um professor universitário da região de Bagé, conforme a área a que a temática esteja mais vinculada.
Os encontros serão filmados e iniciaremos, assim, a produção de um acervo de vídeo que será disponibilizado à comunidade.
Quanto aos participantes, os eventos serão abertos e gratuitos, no entanto serão convidados diretamente os professores da educação básica, bem como professores e alunos dos cursos de licenciaturas da região.
Estão previstos, inicialmente, os seguintes temas: 1. A linguagem nas diferentes áreas; 2. Matemática: uma ciência exata ou humana?; 3. Ciência e religião na escola; 4. Tecnologia e ensino: o desafio da integração; 5. Ecologia e escola: para além da coleta seletiva; 6. Temas transversais no ensino; 7. Cultura: o regional e o universal; 8. Mídia e educação.
A partir das sugestões encaminhadas pelos participantes, será dada continuidade ao Ciclo de Colóquios, contemplando os novos temas sugeridos.
O projeto prevê um aluno bolsista remunerado, que será responsável pelas seguintes atividades: divulgação dos eventos – elaboração de material impresso, elaboração de releases para jornais e rádios, visita a escolas e a cursos de licenciatura das universidades de Bagé; contato com os palestrantes; organização dos encontros – reserva de local, aparelhagem de multimídia, etc.; organização e aplicação dos instrumentos de avaliação de cada encontro; elaboração de relatórios; filmagem e organização do acervo em vídeo.

Resultados Esperados:
- Aproximar-se da comunidade, através da identificação de seus temas de interesse.
- Incentivar o debate como estratégia de construção do conhecimento.
- Contribuir para o estabelecimento de relações profissionais entre os participantes, em projetos interdisciplinares e interinstitucionais ligados às demandas da comunidade.
- Atingir o mínimo de 100 participantes, entre docentes da educação básica e superior e estudantes de licenciatura, por colóquio.
- Produzir registro dos colóquios em vídeo e disponibilizá-lo para a comunidade.
- Incentivar a formação complementar dos estudantes da graduação.

Avaliação:
Será feito o registro do número de participantes em cada palestra; também será elaborado um instrumento de avaliação no qual os participantes, a cada dia do Ciclo, poderão se manifestar sobre a qualidade/importância da palestra e dos debates, bem como apresentar sugestões de novos temas.