Núcleo de Análise e Produção de Material Didático

Responsáveis:
                     Arlei Prestes Tonel
                     Edson Massayuki Kakuno
                     Pedro Fernando Teixeira Dorneles
                     Valesca Brasil Irala

Estagiários:
                 
Fernanda Luiz Saggiomo
                  Reginaldo Paz de Freitas
                  Talita Alves Borges
                  Vinicius Berne da Costa

Público-Alvo:

O material didático analisado e produzido poderá ser tanto direcionado aos alunos da educação básica (para aplicação nos estágios curriculares e extra-curriculares dos alunos de licenciatura), como material didático para o ensino superior (cursos da UNIPAMPA ou das demais universidades da região) e formação de multiplicadores na criação de material didático digital (cursos de curta duração abertos a docentes de todos os níveis da região).

Objetivos Específicos:
Proporcionar aos professores e/ou futuros professores a apropriação de recursos de criação de atividades didáticas mediadas por computador (objetos digitais de aprendizagem), através do uso de software de autoria e também atividades impressas, demonstrações e experimentos voltados para a educação básica e/ou ensino superior.
Articular ensino, pesquisa e extensão através da produção de materiais informados teoricamente e retroalimentados a partir de pilotos realizados nos contextos de ensino adequados a esses materiais.
Analisar criticamente os materiais didáticos existentes no mercado, quanto a um conjunto de critérios específicos, tais como linguagem, apresentação do conteúdo, nível de abstração, qualidade e variedade dos exercícios, estratégias iconográficas e textuais, interdisciplinaridade, etc.

Metas:
Criação de 20 objetos digitais de aprendizagem na área de Letras, com vistas à interdisciplinaridade.
Criação de 20 objetos digitais de aprendizagem na área de Física, com vistas à interdisciplinaridade.
Desenvolvimento da atividade de workshop de demonstrações em Física uma vez por semestre.
Seleção de três bolsistas, oriundos dos seguintes cursos: Engenharia da Computação, Física e Letras.
Formação de um mínimo de 20 agentes educacionais como multiplicadores na criação de material didático digital e/ou análise de materiais impressos e/ou digitais existentes, por semestre.

Metodologia:
As atividades do núcleo estarão vinculadas à disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura (especialmente às disciplinas de instrumentação para o ensino e às disciplinas de estágio), de maneira que os alunos, futuros docentes, atuem em sistema de parceria com os professores da educação básica na elaboração e análise de material didático, com atenção às demandas das escolas e buscando inovação e adequação à realidade local nos materiais criados/analisados.
Qualquer atividade produzida será implantada em forma de piloto em um contexto educativo apropriado, passando pelo balizamento necessário até sua difusão em contextos mais amplos (a discussão e reflexão sobre esse piloto estarão articuladas com trabalhos de pesquisa realizados na universidade como iniciação científica ou trabalhos de conclusão de curso de graduação e/ou pós graduação).
Paralelamente, existe o compromisso do núcleo em oferecer, uma vez por semestre, um curso de criação de material didático para formação de multiplicadores (tal curso, é estendido aos professores universitários da região, bem como aos docentes da educação básica e aos alunos de licenciaturas).

Resultados Esperados:
- Disponibilização de materiais criados pelo núcleo à comunidade educacional da região.
- Potencialização de multiplicadores nos diferentes níveis de ensino, em elaboração de materiais didáticos, sejam digitais ou não.
- Fomento em pesquisas na área de análise de material didático, desenvolvidas por licenciandos, pós-graduandos e docentes da UNIPAMPA.

Avaliação:
Nas atividades realizadas em articulação com o ensino, em disciplinas de instrumentação e/ou estágio, analisar o desempenho escolar/acadêmico dos estudantes expostos aos materiais didáticos gerados e o desempenho dos graduandos enquanto docentes ao utilizarem esses materiais, bem como seus relatórios de atividades.
Permanência dos multiplicadores ao longo do período estipulado para cada curso nos diferentes semestres (assiduidade, permanência e conclusão do curso).
Geração de relatórios referentes à aplicação dos pilotos nos contextos de ensino adequados.